domingo, 22 de novembro de 2015

Boas praticas de fabricação e alimento seguro

         

               Para começar a fala de boas praticas de fabricação e alimentos seguros temos que saber os são as Doenças transmitidas por alimentos (DTA).

São doenças provocadas pelo consumo de alimentos que ocorrem quando micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas estão presentes no alimento. Os sintomas mais comuns de DTA são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, dentre outros. Para adultos sadios, a maioria das DTA dura poucos dias e não deixa seqüelas; para as crianças, as grávidas, os idosos e as pessoas doentes, as conseqüências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte.

Agora falaremos das boas praticas de fabricação e a manipulação dos alimentos que devem ser obedecidas pelos manipuladores que são predeterminadas pela Agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA), que tem um objetivo evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados desde a origem do produto até o objetivo final.

O objetivo das boas praticas é de livrar os alimentos de contaminação. Que podem ser parasitas com substancias toxicas prejudiciais a saùde que entram em contato com o alimentos é assim contaminado como por exemplo de giárdias e amebas. E por microbios que podem ocorrer uma multiplicação rapidamente e causar doenças. A maioria das DTA está associada à contaminação de alimentos por micróbios.
.                
Devem ter a utilização de equipamentos especializados para o manuseamento dos alimentos. Algumas de suas exigências como roupas adequadas, touca, sem maquiagem e outras ordens de devem ser seguidas para não haver contaminação. O estabelecimento deve está tudo regularizado e higienizado para a segurança do alimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário