segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Alimentos e meio de cultura



O meio de cultura é uma preparação química que possui nutrientes necessários para que microrganismos de determinada amostra biológica se multipliquem, permitindo seu estudo, identificação e análise. Os principais componentes de um meio de cultura são fontes de carbono, energia (açúcares), nitrogênio, fósforo e sais minerais.

Tem como objetivo criar esses microrganismos armazenando em recipientes para que se multipliquem fazendo seus meio de cultura. Cientistas estudam esses seres para sabe como ele se comporta e procurar os benefícios ou malefícios que esse microrganismo pode causar.

Nos alimentos podem multiplicar microrganismos que são deteriorantes e patogênicos, que devem ser estudados para controlar a sua proliferação em meio desses pesquisas realizados nos meios de cultura armazenados.

Alguns métodos para o preparo de um meio de cultura, serão utilizados materiais para esse processo: como água destilada, balança, diferentes meios de cultura, palito de picolé, vidraria (placas de petri, tubos, frascos de vidro) etc.

Alguns dos métodos mais usados de conservação: 

1- Transferência periódica para meios novos

2- Sob camada de óleo mineral

3- Liofilização

4- Congelamento

Meios de cultura ultilizados:


Ágar nutriente
Simples, barato e de fácil preparo, é utilizado na análise de água, alimentos e leite como meio para cultivo de amostras submetidas a exames bacteriológicos e isolamento de organismos para culturas puras.

Ágar sangue
De coloração vermelha escura e opaca, oferece excelentes condições de crescimento para a maioria dos microrganismos.

Ágar Salmonella-Shigella
Possui componentes que inibem microrganismos gram positivos. Permite selecionar e isolar espécies de Salmonella e Shigella em amostras de fezes, alimentos e água.

Ágar chocolate
Utilizado para o cultivo de microrganismos considerados exigentes, embora quase todos os tipos de organismo também cresçam nesse meio de cultura de coloração castanha.
  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário